
Hoje fomos à consulta dos 7 meses com a Maria Inês e fiquei um pouco triste porque o peso dela não está dentro do desejado… Está com 6,9 kg e com 64 cm… Em 2 meses só aumentou 2 cm e 600 g...
A nível de desenvolvimento está óptima, até deu uma turra no pediatra. E fiquei toda babada quando ele me disse que se via que a princesa era feliz! Acho que melhor do que dizerem que a nossa filha é linda, só mesmo o dizerem que é feliz.
Mas voltando ao peso: diz que há 2 hipóteses, ou o baixo aumento está relacionado com a qualidade do meu leite ou com a introdução dos sólidos. No entanto, vamos aguardar mais um mês para ver qual o desenvolvimento, senão existir um aumento de 400g teremos de rever a alimentação. Confesso que na creche digo sempre para não insistirem com a comida, o que eu não quero é que a façam chorar, mas amanhã já lhes vou dizer que têm de tentar que ela coma um pouco mais de papa (embora ao fim de semana ela coma comigo 180 ml, na creche só come 140 ml). Outra coisa que penso que poderá influenciar é o meu desleixo a nível da minha alimentação, mas também já prometi a mim mesma que me vou esforçar por comer com qualidade.
A partir de agora, irei introduzir outros legumes (o agrião, a nabiça e o espinafre) e outras frutas (melão, meloa, papaia e uva) e começar com a papa com glúten. Continua a fazer apenas uma refeição de sopa ao almoço, outra de papa ao lanche e todo o resto é só com a maminha.
A refeição ao jantar só irei introduzir aos 8 meses, até lá continuamos com a mamoca. Estranhei o facto do pediatra não me dizer para introduzir o peixe, e outros legumes/frutas e então ele explicou-me que como o papá tem asma e rinite alérgica não quer arriscar nada para, no caso da Inês ter alguma dessas coisas, conseguirmos adiar ao máximo a sua manifestação. A probabilidade de ela vir a ter asma é de 40%. Mais uma vez, este pediatra prova não fazer as coisas ao acaso.
Outras dúvidas que coloquei:
- esterilização das chuchas: deixar de esterilizar, basta passar por água;
- devo adormece-la ou tentar que ela comece a adormecer sozinha: dar-lhe miminhos e ficar perto dela 20 minutos;
- pô-la na nossa cama de manhã: até faz bem, é um mimo;
- iogurtes: só deverá comer aos 10 meses, pois provocam muita acidez no estômago;
- não dar bolachas ou miolo de pão: perigo de engasgamento em relação ao pão e doce a mais nas bolachas, no máximo dar bolachas com pouco açúcar;
- fruta para ir mordendo: só mole ou muito fininha;
- água: só deverá beber em caso de diarreia ou muito calor
Fiquei um pouco triste, mas vou fazer um esforço por conseguir que daqui a um mês as 400g surjam.