segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Consulta no pediatra - 7 meses

Hoje fomos à consulta dos 7 meses com a Maria Inês e fiquei um pouco triste porque o peso dela não está dentro do desejado… Está com 6,9 kg e com 64 cm… Em 2 meses só aumentou 2 cm e 600 g...
A nível de desenvolvimento está óptima, até deu uma turra no pediatra. E fiquei toda babada quando ele me disse que se via que a princesa era feliz! Acho que melhor do que dizerem que a nossa filha é linda, só mesmo o dizerem que é feliz.

Mas voltando ao peso: diz que há 2 hipóteses, ou o baixo aumento está relacionado com a qualidade do meu leite ou com a introdução dos sólidos. No entanto, vamos aguardar mais um mês para ver qual o desenvolvimento, senão existir um aumento de 400g teremos de rever a alimentação. Confesso que na creche digo sempre para não insistirem com a comida, o que eu não quero é que a façam chorar, mas amanhã já lhes vou dizer que têm de tentar que ela coma um pouco mais de papa (embora ao fim de semana ela coma comigo 180 ml, na creche só come 140 ml). Outra coisa que penso que poderá influenciar é o meu desleixo a nível da minha alimentação, mas também já prometi a mim mesma que me vou esforçar por comer com qualidade.

A partir de agora, irei introduzir outros legumes (o agrião, a nabiça e o espinafre) e outras frutas (melão, meloa, papaia e uva) e começar com a papa com glúten. Continua a fazer apenas uma refeição de sopa ao almoço, outra de papa ao lanche e todo o resto é só com a maminha.
A refeição ao jantar só irei introduzir aos 8 meses, até lá continuamos com a mamoca. Estranhei o facto do pediatra não me dizer para introduzir o peixe, e outros legumes/frutas e então ele explicou-me que como o papá tem asma e rinite alérgica não quer arriscar nada para, no caso da Inês ter alguma dessas coisas, conseguirmos adiar ao máximo a sua manifestação. A probabilidade de ela vir a ter asma é de 40%. Mais uma vez, este pediatra prova não fazer as coisas ao acaso.

Outras dúvidas que coloquei:
- esterilização das chuchas: deixar de esterilizar, basta passar por água;
- devo adormece-la ou tentar que ela comece a adormecer sozinha: dar-lhe miminhos e ficar perto dela 20 minutos;
- pô-la na nossa cama de manhã: até faz bem, é um mimo;
- iogurtes: só deverá comer aos 10 meses, pois provocam muita acidez no estômago;
- não dar bolachas ou miolo de pão: perigo de engasgamento em relação ao pão e doce a mais nas bolachas, no máximo dar bolachas com pouco açúcar;
- fruta para ir mordendo: só mole ou muito fininha;
- água: só deverá beber em caso de diarreia ou muito calor

Fiquei um pouco triste, mas vou fazer um esforço por conseguir que daqui a um mês as 400g surjam.

16 comentários:

Tita disse...

Não fiques triste, olha a minha que ainda tem menos 400g que a tua... tb fiquei apreensiva, pois parece que não engorda nada, mas a pediatra disse que está óptima e que é dela ser assim. E olha que come sempre 2 conchas de sopa (tanto em casa como no infantário), fruta, 180ml de papa e agora até já complemento a maminh, pq já não tenho muito leite e ainda bebe cerca de 150 ml.
Portanto temos umas princesas elegantes, não te preocupes.

Bjocas e hoje ela faz 7 meses... parabéns!

Tita disse...

Não fiques triste, olha a minha que ainda tem menos 400g que a tua... tb fiquei apreensiva, pois parece que não engorda nada, mas a pediatra disse que está óptima e que é dela ser assim. E olha que come sempre 2 conchas de sopa (tanto em casa como no infantário), fruta, 180ml de papa e agora até já complemento a maminh, pq já não tenho muito leite e ainda bebe cerca de 150 ml.
Portanto temos umas princesas elegantes, não te preocupes.

Bjocas e hoje ela faz 7 meses... parabéns!

Sandra Neves disse...

Primeiro que tudo parabens pelos 7 mesinhos!
Quanto ao peso, tenta não stressar, eu sei o que estás a passar pois tb tive essas dúvidas todas, mas vais ver que daqui a 1 mês tudo vai regularizar.
Beijinhos
Sandra

Sílvia disse...

Ola... desculpa a invasão... mas as nossas princesas fazem diferença de 3 dias... a Francisca nasceu a 26 de Fevereiro. Por isso, se não te importas vou adicionar-te aos meus favoritos, ok?
Assim podemos trocar ideias...
a Francisca também come sopa uma vez e papa também, assim como a fruta. de resto é só leitinho. Está a pesar 8 kg, mas também não tem engordado muito.
Com a ida para o infantário ela estagnou... vamos ver se foi só nesta fase de habituação.

Maria José disse...

Amiga nada de tristezas há bébe´s mesmo assim.
Não penses que é do teu leitinho, não a alimentas-te durante 7 meses.
E muitos parabénssssssss pelos 7 meses
bjs

Nathália Martins disse...

Que bloguinho legal! Muito prazer, sou a Nathália, mamãe da Ana Luiza. Desculpe pela invasão... Gostaria de visitá-las mais vezes, posso?
Fiquem a vontade para visitar o nosso.
Bjs.

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Não fiques assim afinal o ser humano não é todo igual e se ela está a desenvolver-se bem o resto é secundário e tem remédio!
Ah e se fosse do teu leite e alimentação o pediatra mandava já introduzir a sopa à noite.
Tudo de bom para as duas ;o)
Beijos
Tété & Xavier

mamã ET disse...

Parabens pelos 7 meses da princesa!! tem calma!! vais ver que vai correr tudo bem... A rafaela tem andado sempre com peso a menos e a pediatra diz que ela está optima!! Bem e quem me dera que ela comece 140 de sopa... Ela come muito menos... nos dias bons come por volta dos 130, mas o normal é comer 60/90... E se a obrigo vomita!!!

Jokitas e vai tudo correr bem...

mãe pimpolha disse...

Parabéns pelos 7 mesitos. O meu deve estar para o mesmo com o peso e acredito que com a introdução dos sólidos vá descer de percentil.
Eu olho para a tua princesa e acho-a óptima, nem todos os bebés tem que ser rechonchudos e eu até os prefiro mais pequeninos e fofinhos.
O que interessa é que é saudável.
Beijocas!

Isa disse...

Eu tambem fiquei assim porque o meu tambem em 2 meses engordou apenas 400 gr (ainda foi pior) e desceu do 50 para o percentil 15, mas sabes que mais... em percentil de desenvolvimento esta no 95... por isso! O que vale é que sao felizes e saudaveis!

beijinhos

Anónimo disse...

Muitos Parabens à nossa afilhada!!!
Não fiques assim amiga vais ver como ela vai recuperar...
Beijinhos grandes

Mary disse...

Não desanimes... o meu come normalmente e tb não aumenta muito de cada vez... já deixei de me preocupar... é ele mesmo que é assim... P25
É engraçado que a minha pediatra disse que já posso começar a dar a codea de pão desde que estejamos a vigiar... e ele adora!
BJs

Anónimo disse...

Olá querida mamã, não fiques triste, verás que será apenas transitório. A tua filhota está a ter mais autonomia, está mais tempo acordada, queima mais calorias e o aumento de peso já não é tão acentuado.

Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana

Olinda Dinis disse...

Oh amiga há tanto tempo que não vinha cá, mas mais vale tarde que nunca ;)
Não fiques triste com o peso a Rafaela tambem tem posto sempre pouco peso, aos 4meses o medico mandou dar papa para ver se ela angordava mais e sabes o que aconteceu. Engordou o mesmo de sempre - muito pouco. Elas não são de engordar e nós pouco podemos fazer. Tenho a certeza que o teu leito é muito bom.
A Rafaela já come bolacha maria, o medico mesmo mandou dar mas antes dele mandar já eu lhe dava, ela até já me rouba a bolacha e leva-a a boca sozinha hehehe! Quanto ao pão tambem já lhe temos dado a codea(julgo que é essa parte lol, é a mais dura)e ela chupa-o :)
Realmente tambem gostava que o medico me dissesse que ela é feliz, é bem melhor que dizerem que é bonita, tens razão. A mim o medico disse que ela está muito bem desenvolvida :)
Beijinho

sonia disse...

Não t epreocupes, podem ser fases simplesmente. Elas não são obrigadas a engordarem todas da mesma maneira né? Calma...mas penso que sim que deves tomar muita atenção ao que comes se queres continuar a amamentà-la.

De resto aguarda a proxima consulta, mas sem muita ansiedade ok?
beijinhos

mãe pimpolha disse...

Já agora, o meu pimpolho está com uns enormes 6620g e a pediatra não ligou nadinha, porque achou-o óptino na mesma.