quarta-feira, 19 de novembro de 2008

2º filho

Não, não estou grávida. Pelo menos que eu saiba... E como não é minha intenção que isso aconteça, pelo menos por agora... podem por as especulações de lado, o titulo foi só para causar surpresa.
Eu adorava ter condições financeiras para ter muitos filhos, mas como isso não é possível, até que me saia o Euromilhões, tenho de fazer planos para 2 filhotes. A chegada de mais um membro está condicionada pelo valor da creche, sendo assim, só quando a princesa entrar na creche IPSS (espero que seja no próximo ano lectivo) é que poderemos pensar a sério nesse assunto, mas gostava de saber o que pensam em relação a isso. Quanto tempo pensam aguardar? E se já têm dois filhotes, que intervalo de idades recomendam?
Por um lado, com idades próximas brincam e entretêm-se mais, mas por outro lado, dois filhotes pequenos devem dar um trabalhão... Mas, e se a pessoa deixa passar muito tempo e perder a pica?!

21 comentários:

Mamã Pirata disse...

À dias tb questionei as Mães de 2 sobre isso.Quanto a mim sempre quis ter 2 cm intervalos pequenos pq acho que é mto melhor pra se acompanharem entre eles.
Realmente o factor económico influencia em mto os jovens casais senao teria até + de 2.
Adorava:))

...espero que a cegonha chegue em breve a tua casa:))

Bjs.

Maria José disse...

Sei lá amiga sinceramente ainda não pensei nisso, mas se fosse por vontade do meu marido já estava grávida outra vez
bjs

Paula disse...

Eu, nos sonhos, gostava de ter pelo menos quatro seguidinhos (tipo, 4 em seis anos). Mas quando acordo e desço à realidade percebo que é impossível quer por motivos económicos quer por achar que me seria muito difícil cumprir bem os meus papéis de mãe, mulher, trabalhadora, etc...
Às vezes apetece-me engravidar já, não perder o balanço porque até acho que a minha experiência enquanto mãe é muito boa, as noites não são más. Outras vezes, penso que não seria prudente.
Enfim, vivo nestes dilemas. Acho que um dia eu e o pai do Henrique vamos acordar e decidir que sim e pronto, sem grandes complicações. E se calhar at´~e não é daqui a tanto tempo.

Maria Vicente disse...

Ora bem, deixa cá ver.
Eu como sabes tenho 40 anos e está fora de questão ter o terceiro mas com muita pena minha digo-te.
A diferença aconselho-te a menor possivel ou então mais tarde. As minhas teem 3 anos e 8 meses de diferença e é complicado, muito.
Não esperes muito é apenas o conselho que te dou, se me arrependo de alguma coisa na vida foi de não ter sido uma mãe mais jovem, choro por dentro todos os dias que não irei cá estar quando elas forem crescidas, provavelmente já não serei avo, tudo isso agora conta miga, por isso não deixes passar muito.
Beijinhos.

Olinda Dinis disse...

Olá, gosto deste tema ;)
Eu quero ter mais filhos e gostaria que tivessem +- 2anos de diferença por isso no proximo ano vou buscar os meus congeladinhos ;)
Quanto á diferença de idades dou-te um exemplo de uma amiga que tem um rapaz já com 8anos e se lhe perguntares ele não quer irmãos porque se nascessem agora já não brincavam com ele...
Beijinho

Isa disse...

ora bem... este é um tema giro... eu queria engravidar em agosto, setembro do proximo ano e te lo em maio, junho (26 meses diferença).... mas ainda tenho de convencer o meu marido que é filho unico e acha que o mundo esta dificil para a nova geraçao!

por mim tinha 3... mas continuo gorda e parece que nunca irei ao sitio!

beijos

Anónimo disse...

Acho que é uma pergunta que vais encontrar uma resposta diferente por cada pessoa a quem perguntares... Deve depender muito da experiência de cada um...

Por enquanto cá em casa só existe mm a Rita e se antes pensava que podia vir logo o 2º a seguir, agora até me arrepio de pensar nisso... a Rita consome tanto o meu tempo que penso como iria lidar com ela qd o mais novo tivesse agora 4 meses e ela 1 ano e pouco por exemplo...

Já agora... (isto já vai em testamento) a minha sobrinha mais nova tem 2 anos e meio e confesso que quando a tenho cá em casa... ai meu deus... é uma idade complicada... eu escolheria 3 anos de diferença no minimo para teres tempo para os dois, mas na nossa condição até se torna um pouco ridiculo escolhermos isto... he he he...

Carina e Rita

Unknown disse...

As minhas princesas têm 3 anos e meio de diferença e pra mim foi o melhor pois a joaninha ja é bastante independente, mas eles dão trabalho não importa a idade que eles tiverem porque cada fase tem um senão, quanto a creche em janeiro vou trabalhar mas ja ando a pagar desde setembro p guardar a vaga..
Elas são uma dádiva na minha vida, não me arrependo em nada de ter decidido ter dois e só não tenho mais pq dá mesmo mt trabalho, eh he..

bjuxs

Anónimo disse...

Olá. Peço desde já desculpa pela invasão, mas gostei do tema e decidi comentar.
Eu tenho 16 anos e tenho uma irmã com 10. Damo-nos super bem. Para mim a minha irmã é a minha protegida, é como se eu fosse uma segunda mãe dela. No entanto, sempre sonhei que quando fosse mãe iria ter filhos com pouca diferença de idades. Gostava de ter 4 filhos, todos com 2 anos de diferença. Acho que deve ser espectacular ter uma casa cheia de crianças.
Ainda sou muito nova e não posso aconselhar grande coisa, mas pronto fica aqui a minha opinião.
;D

Arte de Bem Receber disse...

É uma boa questão mamã, eu tb me questiono, ainda não falamos bem sobre o assunto. Queremos um segundo filho mas haverá uma diferença de idades que seja a ideal?!

Mary disse...

Eu cá adorava ter um segundo filho, mas não posso dizer qe não tenha receio do acrescimo das despesas, do trabalho que eles dão e tudo mais... a ver vamos o que o futuro nos reserva.
BJs

Tita disse...

Eu tb gostava mto de poder pensar em ter um 2.º filho daqui a pco tempo...mas por causa da cesariana devo esperar e como estamos em crer que para o ano conseguimos ir morar para o Norte, não é boa ideia pensar para já...mas logo que possa tento...mmo assim vai ser um acréscimo gde, pq a minha princesa até consegui ir para uma ipss e como já leste no meu blog, não ficou mais em conta por isso...
Mas testemunho-te o caso a da minha irmã. Qdo a 1.ª filha tinha cerca de 15 meses engravidou novamente e os meus sobrinhos fazem diferença de 2 anos e 1 mês. Claro que nos primeiro ano de vida do mais novo tinha que ser mãe e pai, já que ambos ainda precisavam muito de atenção. Mas é uma maravilha! Eles adoram-se e brincam imenso, nem dão trabalho nenhum (a não ser para comer, pois são daqueles que fazem imensos filmes) pois estão sempre a brincar um com o outro.
Bjocas

Gasparzinha disse...

Tanto que como o meu marido pensamos em ter dois, mas só estou a pensar voltar a engravidar quando a Beatriz tiver 3 anos, para pode-la acompanhar o máximo pois acho que se ela for mais pequena n dou atenção devida nem a um nem a outro.
Beijinhos

Nathália Martins disse...

Penso em ficar só com a Ana Luiza!
Posso mudar de idéia, mas por enquanto penso assim.
Beijinhos!

sonia disse...

Ai do que te lembraste!
Ora bem toda agente tem opiniões diferentes, mas penso que o mais importante é ver se TU e a primeira criança estão mesmo preparadas para uma tal mudançs.

A Lara vai ter 4 anos e pikos de diferença e não me arrependo nada de ser assim: jà tà muito mais autonoma (apesar de exigir ainda muito trabalho), compreende melhor e EU agora é que tou novamente preparada para enfrentar a tempestade.

A minha prima quando engravidou da 2a, tinha o prileiro 6 meses. Faz as contas! Ela diz que se fosse hoje nunca na vida tinha caido nessa novamente. Mesmo hoje com a idade da Lara dão muito trabalho. O mais velho sofreu imenso com a chegada da mana, porque ja antes dela nascer a mãe não conseguia agarrà-lo ao colo e dar-lhe os miminhos que costumava dar, adoeceu também...nada ajudou. Deu e dão ainda imenso trabalho, apesar de "ser giro".Mas ela diz que não consegiu aproveitar bem a fase "bébé" de cada um, porque foi SEMPRE stress.

Portantooooo pensa bem LOL aproveita là a menina e pensa no assunto e quando tiveres preprada psicologicamente e financeiramente...força!

Uma vida (im)perfeita!!! disse...

Olá minha querida.
Passei aqui para vos deixar um carinhoso beijinho para o fim de semana.
Carla e Matilde

Anónimo disse...

Olá querida mamã, pessoalmente também pensamos num segundo filho mas só daqui a uns anitos :-)
Beijinhos grandes, Sofia,Pedro e Joana

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Partilho dessas mesmas dúvidas mas tenciono esperar que o Xavier complete 3 anos… mas vamos ver como corre a vida até lá!

Anónimo disse...

Olá querida
Eu queria muito ter o segundo filho já. A minha princesa tem 14 meses... e surpreendentemente engravidei sem estar à espera, mas o sonho durou pouco tempo!
Assim que recuperar vou tentar nova gravidez.
Beijos
M

Raquel disse...

Ái eu também já estou a desejar o 2º. O meu baby está quase a fazer um ano.
Deixa apresentar-me. Chamo-me Raquel e do que li aqui, estou a gostar muito. Se nos quiseres conhecer mellhor estamos no. www.o meu pitusca.blogspot.com
Beijinhos e parabéns pela filha lindona

Sandra disse...

Eu queria pelo menos mais dois bebés, mas falam tanto em crise que nem sei. Vou trator do próximo bebé daqui a dois anos, assim o João já está mais crescidinho e já me dá uma ajuda com o mano(a) novo. vamos lá ver!! *****