quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Comparações entre bebés

São inevitáveis e todas nós caímos no grande erro de as fazer.

Quando os bebés nascem compara-se o peso, a altura, o tempo que dormem, e agora começamos a comparar o gatinhar, o palrar, os dentes. Sempre que vemos alguém e nos fazem perguntas sobre o nosso bebé estão sempre relacionadas com as novas façanhas, e, muitas vezes, dizem-nos que há um bebé com os mesmos meses que já faz assim e assado, e nós, como mães tratamos logo de elogiar as nossas crias e enaltecer tudo o que fazem. Mas a realidade é que os bebés são diferentes e cada um tem o seu ritmo para tudo.

Ainda ontem, dei por mim a pensar que a Inês não bate palminhas e que há bebés da mesma idade que já o fazem... Eu bem puxo por ela, mas acaba a bater nas pernas :) Certamente faz outras coisas, mas aqui fica a partilha de um sentimento que é comum a todas nós!

13 comentários:

SRC disse...

nem a proposito....
ia escrever um post sobre isso, lol
mas ja disseste tudo!
eu tb ando sempre a perguntar a outras maes o q é q os filhos fazem... pq eu acho sempre q a minha ainda n faz nada lolol
enfim, paranoias.
beijocas

PatLeal disse...

O João tb só começou a falar bem mais tarde que os outros meninos da sala dele, mas começou mto mais cedo a andar e a gatinhar. Cada um tem o seu ritmo, sem preocupações :)


Jocas

Sílvia disse...

Eu já comentei sobre isso num post... a mim também me cansa muito essas comparações. Chego mesmo a ficar triste por saber que a Francisca não faz ainda algumas coisas... mas paciência, cada um ao seu ritmo.
E para ficares sossegada, a Francisca também não bate palminhas... nem Adeus sabe dizer...
ehehehe

Anónimo disse...

Como eu te entendo. Eu tenho uma menina, a Bárbara, que faz diferença da Inês um dia ou seja nasceu dia 24/02 e venho sempre espreitar a tua filhota para ver se elas estão em consonância:). É uma estupidez mas é mais forte do que nós. Elas estão muito parecidas:)Principalmente a parte das palmas não há meio de atinar.

Unknown disse...

Como dizes, e muito bem, cada um tem o seu ritmo. Mas cansa-me e chega mesmo a aborrecer o bombardeamento de perguntas que sou sujeita todos os dias. Dou por mim a desligar o botão e nem ouço bem as pessoas e acabo por dar a mm resposta: "Os profissionais que a seguem dizem-nos que está bem para a idade. E nós também!"

mãe pimpolha disse...

Também ando na fase de ensinar a bater palminhas, mas ele faz o mesmo que a Inês. Tem tempo, quero lá saber.

★ MaMã VeRa ★ disse...

Realmente tens razão. Mas olha a minha já bate palminhas mas ainda não gatinha,lol

Bjs
Vera & Madalena

Estreladomar disse...

Deixei de frequentar um fórum de Mamãs porque irritava-me o facto das mamãs exagerarem um pouco nas "habilidades" dos seus bebés.

Um dia eu tava azeda, com a neura... e tive mesmo para perguntar se o bebé também já sabia jogar damas e xadrez com 6 meses!!!

Uns dias depois outra mamã mostrou-se preocupada porque a sua bebé não fazia nada do que as outras tinham escrito e acabaram por confessar que afinal não era bem assim.

Acreditas que algum bebé diga mamã ou gatinhe com 4 meses??

************

Acho que cada bebé tem o seu ritmo e ponto final!
Não te preocupes... afinal de contas a tua bebé não é seguida no pediatra?? Não vais a todas as consultas com ela?? O pediatra não diz que tá tudo bem??

Então... é nos médicos que devemos confiar!!!

Isa disse...

o meu bate palminhas, mas á maneira dele... todas desconchavadas..... de cima pra baixo.... cada um é como cada qual! Nao pode haver comparações! Eu se comparo, fico só com uma pequena inveja : a de nao dormir!

beijinhos

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Amiga nem me fales nisso... irrita-me TANTO!
Cada ser humano tem o seu ritmo e não somos iguais a ningém!
A pessoa que mais me irrita nessas comparações é a minha sogra... deixa-me DOIDA de raiva!!!
Conta até 10 e respira fundo... para não mandares essa gente para aquele sítio ;o)

MareSol disse...

Olá!
Todos diferentes todos iguais!
Cada bebé tem o seu ritmo...o importante é terem o desenvolvimento adequado para a idade!
Ontem também a conhecer um caso de um bebé com 7 meses que já diz mamã, papá e olá! O meu não diz nada, mas grita que se farta... então e agora???Lol...
Beijos

Pipas disse...

Pois é, tenho acompanhado o seu Blog desde ainda dos tempos de gravidez, pois a gravidez era do mesmo tempo da minha.Resultado: Nasceram no mesmo dia, e são as duas meninas. Que engraçado. Com a evolução da minha filha tenho vindo aqui ao seu blog e comparo sempre a sua filhota com a minha, resultado: acho sempre que a minha filha não está nada desenvolvida (e têm exactamente a mesma idade). Só tem 2 dentes, não gatinha, não se vira, não bate palmas, ou seja, simplesmente palreia muito, adora manter-se em pé (desde que esteja segurada por nós..).
Mas é verdade cada caso é um caso e as crianças não são todas iguais. A minha filhota é uma GRANDE PREGUIÇOSA, mas é uma fofa.

criolinha disse...

LOL Ainda no outro dia estava a pensar neste assunto e a querer escrever tb mas o tempo não dá parsa tudo :P Ainda bem que o fizeste. É isso mesmo! Comigo é igual :P
A Inês está enormeeeeeeeeee :P
Bjs!